BOA TARDE ! Sindiavipar, 18 de dezembro de 2017
Notcias
17/11/2017
Conhea um pouco mais do InPAR,...

Conheça um pouco mais do InPAR, Instituto Paranaense de Reciclagem.

A fim de manter uma comunicação clara com os associados do SINDIAVIPAR, em cumprimento à nossa missão de representação das empresas do setor de alimentos e como Presidente do SINDIAVIPAR venho informá-lo sobre alterações fundamentais a serem observadas pelas empresas que aderiram ao PLR (Plano de Logística Reversa).

Antes disso, gostaria de relembrar algumas passagens importantes que culminaram na formação do InPAR. O Plano de Logística Reversa para o setor alimentício foi originado do Termo de Compromisso firmado junto ao SEMA-PR (Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Paraná), assinado em dezembro de 2014. Incialmente eram quatro sindicatos envolvidos – SINCABIMA, SIPCEP, SINDITRIGO E SINDUSCAFÉ. Logo, estes foram seguidos por mais dois, o SINDIAVIPAR e o SINDICARNE.

Após a formalidade, entre os anos de 2015 e 2016, foram formados os Comitês Gestor e Técnico, que se reuniram 23 vezes em encontros que contaram com a participação da FIEP, SENAI, ACP, Roadimex Ambiental, OCEPAR, APRAS, entre outras entidades.

Após diversas deliberações, em 14 de fevereiro deste ano, foi decidido pela fundação do InPAR – Instituto Paranaense de Reciclagem. O instituto tem a finalidade de gerenciar os projetos de Logística Reversa no Paraná, iniciados em 2014, e incrementar a iniciativa com soluções econômicas e juridicamente seguras para as empresas do setor alimentício. Tornando-se assim a única entidade paranaense reconhecido pelos órgãos fiscalizadores (SEMA e IAP) e pelo poder público, que vai garantir o cumprimento das normas da Política de Logística Reversa.

Dentro deste propósito, recebemos o apoio da FIEP, que nos deu o suporte necessário para a instalação do InPAR, inclusive investindo recursos financeiros, o que garantiu a viabilidade do projeto. O lançamento oficial do InPAR aconteceu no dia 05 de julho em uma cerimônia na FIEP, tanto que hoje a sede do InPAR está anexa ao prédio da FIEP, situado na Av. Cândido de Abreu, 200. A fim de fortalecer esta ideia, nos associamos à Coalizão Nacional, administrada pelo CEMPRE por meio da ASLORE, uma associação sediada na FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.

Depois de conhecido o histórico dos fatos, exponho abaixo as mudanças: A partir de 01 de julho, o contrato será de responsabilidade do InPAR e obedecerá às regras vigentes desse Instituto, bem como a tabela e custos de projetos. O valor passará a ser calculado com base no volume de embalagens colocadas no mercado e os custos serão rateados pelas empresas dos integrantes do InPAR. Por isso, quanto antes às empresas aderirem à proposta do Instituto, mais competitivo será o custo do projeto.

Destacamos que o compromisso do SINDIAVIPAR é facilitar o cumprimento da legislação prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, proporcionando apoio técnico-jurídico para os seus associados. Oportunamente você receberá mais informações sobre o InPAR e seu funcionamento, bem como futuras deliberações.

Certo da sua compreensão e engajamento neste tema tão sensível para as nossas empresas, contamos com a sua participação e colaboração em mais esta importante iniciativa, atendendo os profissionais do InPAR que entrarão em contato nos próximos dias com a vossa empresa para demais esclarecimentos.

Este desafio é maior do que simplesmente cumprir exigências legislativas, trata-se de contribuir com o aspecto sócio ambiental do nosso estado. Entre em contato com o SINDIAVIPAR para tirar suas dúvidas. A lei esta ai e a sua proteção é o InPAR.

Fraternalmente,

Domingos Martins

Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná - Sindiavipar

Av. Cândido de Abreu, 140, Sala 303 | Centro Cívico – CEP 80.530-901 | Curitiba-PR