BOM DIA ! Sindiavipar, 16 de janeiro de 2018
05/08/2014
PR: Exportaes de carne de frango sobem 9,2% no 1 semestre

PR: Exportações de carne de frango sobem 9,2% no 1° semestre

Estado também apresentou novo recorde de produção de 5,8%; expectativa é de crescimento ainda maior para o segundo semestre

A avicultura paranaense fechou o primeiro semestre de 2014 com aumento de 9,2% no volume exportado ante ao mesmo período de 2013: foram 588,02 mil toneladas de carne de frango embarcadas nos primeiros seis meses deste ano contra 537,19 mil toneladas no ano passado. Já o faturamento das exportações alcançou um acumulado de US$ 1.056.797.052 arrecadados neste primeiro semestre, contra US$ 1.078.978.089 arrecadados no mesmo período de 2013. Os dados são da Secretaria do Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC),

Abate

Os dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) mostram que, até junho deste ano, o estado atingiu o acumulado recorde de 757,08 milhões de cabeças abatidas. Isso representa uma alta de 5,8% ante aos resultados de 2013, quando foram abatidas, no primeiro semestre, 715,15 milhões de aves. “A carne de frango caminha para ser em breve a proteína animal mais consumida do mundo, e a produção avícola do Paraná está preparada para atender ao crescimento da demanda”, ressalta o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins. Ainda de acordo com o Sindicato, a estimativa é de que o Paraná feche o ano de 2014 com mais de 1,5 bilhão de cabeças abatidas.

As exportações de produtos paranaenses também deverão ser ainda maiores no segundo semestre do ano, com um crescimento do preço médio da tonelada. “Historicamente, o segundo semestre é sempre melhor para a avicultura. E com o perceptível reaquecimento da economia mundial, acreditamos que a demanda pela carne de frango continuará crescendo, assim como o valor do frango vendido”, analisa o presidente do Sindiavipar.

Harmonia social

Mais do que gerar emprego e riquezas, a avicultura é hoje responsável por levar qualidade de vida ao interior do Paraná. As 44 indústrias paranaenses exportam para mais de 150 países e estão localizadas em 29 municípios, sendo que, dos 32 municípios paranaenses que apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – indicador da Organização das Nações Unidas (ONU), superior à média estadual, 15 deles têm avicultura forte e figuram entre os maiores plantéis de aves do Paraná. Entre os dez municípios mais bem colocados no IDH, oito têm avicultura forte.

“A avicultura tem uma grande responsabilidade na economia paranaense, pois gera milhares de empregos e, consequentemente, renda às famílias – o que permite a fixação do homem no campo e o desenvolvimento do interior. São poucos setores produtivos que conseguem fazer isso tão bem”, destaca o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins.

Integração

O sucesso da avicultura paranaense tem como um de seus pilares o sistema de integração entre avicultores e agroindústrias e o forte e dinâmico cooperativismo paranaense (receita bruta de R$ 71,343 bilhões, em 2011).

A importância do sistema de integração utilizado pela avicultura brasileira (e também pela suinocultura) foi ressaltada até mesmo pelo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Roberto Graziano, que recentemente comentou que esse método de trabalho é de fato uma referência de harmonia social e distribuição de renda. Graziano ainda lançou a sugestão de que seja adotado como modelo pelo mundo.

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 44 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor e exportador nacional, além de referência em sanidade avícola e responde por mais de 25% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 150 países em todo o mundo. Mais informações: sindiavipar.com.br.

Centro de Comunicação
Allan Oliveira