BOA TARDE ! Sindiavipar, 18 de outubro de 2018
26/03/2014
Paran responde por quase 30% das exportaes...

Paraná responde por quase 30% das exportações brasileiras de carne de frango no 1° bimestre

Início do ano mostra que o estado segue firme em sua trajetória de recuperação

O Paraná respondeu por 29,18% do faturamento das exportações brasileiras de carne de frango neste primeiro bimestre de 2014, enquanto que em janeiro e fevereiro de 2013 o estado tinha participação de 25,48%. Os resultados indicam que o setor segue firme em seu ritmo de retomada do crescimento.

De acordo com os números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o faturamento das exportações alcançou US$ 159.158.071 faturados em fevereiro e um acumulado de US$ 324.007.841 faturados nos dois primeiros meses do ano, uma alta de 4,3% ante ao mesmo período de 2013, quando o estado faturou US$ 310.454.479.

Já o volume registrou crescimento de 13%, com 89,31 mil toneladas em fevereiro e um acumulado de 183,34 mil toneladas no primeiro bimestre deste ano contra 162,07 mil toneladas exportadas em janeiro e fevereiro de 2013.

Os resultados de abate, segundo o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), também seguem fortes, com 126 milhões de cabeças abatidas em fevereiro e 258,52 milhões no período do primeiro bimestre de 2014, alta de 9,4% em relação aos 236,30 milhões de aves abatidas no primeiro bimestre do ano passado.

Para o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, os números mostram que o estado segue em sua trajetória de recuperação, com um crescimento gradual e responsável. “O Paraná conseguiu bons resultados mesmo em um mês com menos dias úteis que janeiro. Isso é fruto do trabalho de retomada e crescimento sustentável que temos consolidado no estado”, afirma.

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 44 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor e exportador nacional, além de referência em sanidade avícola e responde por mais de 25% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 130 países em todo o mundo. Mais informações: sindiavipar.com.br.

Centro de Comunicação
Allan Oliveira | Cecilia Gibson