BOM DIA ! Sindiavipar, 20 de junho de 2018
27/02/2014
Paran: abate de frango atinge patamar histrico de 132 milhes de cabeas

Paraná: abate de frango atinge patamar histórico de 132 milhões de cabeças

Faturamento com exportações também apresenta crescimento e indica que o setor segue firme em sua trajetória de recuperação

O ano de 2014 começa com ótimas notícias para a indústria avícola paranaense. Segundo o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), o setor conquistou em janeiro um novo patamar histórico para a produção de carne de frango: mais de 132,43 milhões de cabeças abatidas, um crescimento de 6,49% ante ao mesmo período do ano anterior, quando foram abatidas 124,36 milhões de aves.

Já os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), mostram que o faturamento das exportações também cresceu – 10% em relação ao ano anterior – com US$ 164.849.770 faturados contra US$ 149.733.874 em 2013, enquanto o volume apresentou crescimento de 16%, com o registro de 94,03 mil toneladas ante às 80,79 mil toneladas exportadas em janeiro do ano passado.

Os resultados de exportação indicam que a indústria avícola do Paraná segue firme em sua trajetória de recuperação, com números semelhantes aos apresentados em janeiro de 2012, antes da crise que o setor sofreu a partir do segundo semestre daquele ano em decorrência da quebra da safra de insumos norte-americana.

Segundo o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, a expectativa para este ano é que o crescimento da avicultura paranaense seja três vezes superior ao do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “Eu vejo 2014 como um ano muito promissor, vamos seguramente crescer muito, o triplo do PIB nacional”, afirma.

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 44 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor e exportador nacional, além de referência em sanidade avícola e responde por mais de 25% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 130 países em todo o mundo. Mais informações: sindiavipar.com.br.

Centro de Comunicação
Allan Oliveira | Cecilia Gibson