BOA TARDE ! Sindiavipar, 18 de dezembro de 2018
25/02/2013
Avicultura paranaense exporta menos em janeiro

Crise internacional acabou afetando o desempenho das indústrias brasileiras

Dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) indicam que em janeiro o setor registrou uma queda na exportação. No primeiro mês de 2013, as indústrias paranaenses exportaram 80,79 mil toneladas de carne frango, 11% a menos do que no mesmo período do ano passado quando foram embarcadas 90,79 toneladas. Ainda assim o estado é o maior exportador brasileiro, correspondendo com 31% da carne de frango enviada para o exterior.

O faturamento também registrou queda, 10,4%  na comparação dos dois períodos. Enquanto em janeiro de 2012, as divisas chegaram a US$ 167,15 milhões, este ano elas ficaram em US$ 149,73 milhões. Para o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, os números refletem a situação do mercado internacional. “Estamos em um momento de recuperação do setor avícola no Brasil, mas os países importadores, como os da Europa, ainda enfrentam turbulências econômicas e, por isso, acabam consumindo e pagando menos pelos produtos”, explica.

Abates

Por outro lado, o abate continua crescendo. Em janeiro de 2012 o Paraná abateu 120,74 mil cabeças de frango enquanto em janeiro deste ano foram 124,36 milhões cabeças, 2,9% a mais. Em comparação com dezembro também houve aumento, 13,4% já que no último mês do ano foram abatidos 107,63 milhões de frangos. Segundo Martins, isso se explica porque o mercado interno continua aquecido e por causa do número de dias úteis registrados em janeiro. O calor também influencia os números. “Por causa das altas temperaturas do começo do ano, as indústrias abatem mais. Elas antecipam o abatae em um ou dois dias por esse motivo”, esclarece.

---------------------------

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 43 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor nacional, referência em sanidade avícola e responde por mais de 25% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 130 países em todo o mundo. Mais informações: www.sindiavipar.com.br.

CNC Comunicação

Karina Kanashiro | Cecilia Gibson