BOA NOITE ! Sindiavipar, 21 de agosto de 2018
02/04/2012
Paran lidera exportaes de frango no 1 bimestre

Paraná lidera exportações de frango no 1° bimestre

Esta é a primeira vez na história que o estado fica à frente do ranking em receita, com faturamento de US$ 298 milhões no período, segundo dados da Secex

O Paraná fechou o primeiro bimestre de 2012 liderando as exportações de carne de frango brasileiras, tanto no volume quanto no faturamento – esta é a primeira vez na história que o estado fica à frente do ranking em receita. Os números são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Ao todo, em janeiro e fevereiro, os embarques paranaenses do produto atingiram 166,15 mil toneladas, o que gerou um faturamento de US$ 298,01 milhões. Santa Catarina figura logo atrás, com um volume de 145,62 mil toneladas e receita de US$ 295,06 milhões. Na terceira posição está o Rio Grande do Sul, com embarques de 106,32 mil toneladas e divisas de US$ 184,29 milhões.

Com esses números, o Paraná apresenta um aumento de 4,29% no faturamento do acumulado nos dois primeiros meses do ano, se comparado ao mesmo período de 2011. Já no volume, o crescimento totalizou 9,49%. O presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins avalia que o avanço é reflexo direto do equilíbrio cambial brasileiro, que permite aos produtores se programarem a médio e longo prazos.

Mercados

Além disso, o produto paranaense está ganhando espaço em países consumidores emergentes, como a China e a Indonésia – que deve abrir seu mercado para o frango nacional em breve. Em 2011, por exemplo, as exportações chinesas representaram um faturamento de US$ 150 milhões – a terceira maior do período. O mercado chinês foi aberto em 2009 e hoje já consome aproximadamente 7% da carne de frango exportada pelo Paraná.

Martins explica que o interesse dos asiáticos no mercado nacional é reflexo da alta qualidade do produto final. “Estamos crescendo apesar da crise. Isso mostra o nível de qualidade da produção de carne de frango no Paraná. Estamos investindo em treinamentos e no bem-estar animal. Além disso, profissionais estão trabalhando no controle e sanidade agropecuária”, lembra o presidente do Sindiavipar.

Atualmente, a carne de frango paranaense é comercializada para mais de 130 países em todo o mundo. Do total produzido no estado, historicamente, um terço é destinado às exportações, enquanto o restante é absorvido pelo mercado interno.

Abate

Seguindo a tendência positiva de mercado, no primeiro bimestre de 2012, o abate de frangos no Paraná, teve um aumento de 4,23%, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2011, foram abatidos 225,30 mil toneladas, já em 2012 a quantidade chegou a 234,84 mil toneladas, segundo dados do Sindiavipar.

_________

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 42 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor nacional, referência em sanidade avícola e responde por mais de 25% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 130 países em todo o mundo. Mais informações: www.sindiavipar.com.br.

CNC Comunicação

Cecilia Gibson