Pesquisar
Close this search box.

Roberto Kaefer fala sobre a avicultura paranaense na ACIC 

O empresário e presidente do Sindiavipar é um dos nomes mais respeitados no setor avícola brasileiro 

O empresário Roberto Kaefer, sócio-diretor da Globoaves e atual presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), foi convidado a ministrar a palestra Sindiavipar e a avicultura brasileira”, que acontecerá no dia 27 de Junho, às 19h, na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC).

À frente do Sindiavipar há um ano, Kaefer é um dos nomes mais respeitados no setor avícola brasileiro e um dos responsáveis por contribuir para a grande participação do Estado do Paraná nesse mercado. Há mais de duas décadas, o Paraná ocupa o lugar de principal produtor de carne de frango do Brasil e é também o maior exportador mundial nesse segmento.  

Em 2023, as exportações brasileiras de carne de frango – incluindo todos os produtos, entre in natura e processados – ultrapassaram 5,1 milhões de toneladas, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O Paraná foi o maior exportador brasileiro, com um total de 2,087 milhões de toneladas comercializadas ao longo do ano de 2023. O número foi 9,69% superior ao total exportado no ano anterior. 

Além dos números significativos no agronegócio, a avicultura é um importante pilar da economia paranaense. Em 2022, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Paraná atingiu a cifra de R$ 191,2 bilhões, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O setor da avicultura como um todo – incluindo produção de frango de corte, para recria, ovos férteis e ovos para consumo – foi o primeiro produto na geração de valor nas propriedades rurais, com R$ 45 bilhões.

Atualmente, a economia de diversas cidades paranaenses depende exclusivamente dos empregos e dos recursos gerados pela indústria avícola. Além da produção de carne de frango, a avicultura envolve uma cadeia produtiva complexa que inclui a produção de grãos para ração animal, a indústria de equipamentos agrícolas e de processamento, o transporte e a logística. No Paraná, a avicultura gera 95,3 mil empregos diretos e cerca de 1,5 milhão de empregos indiretos no Estado. 

O Sindiavipar foi fundado em 19 de novembro de 1992, e representa abatedouros e incubatórios de produtos avícolas paranaenses.

Somos associados

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.