Avicultura do Paraná segue na liderança nacional

41% do frango exportado em 2023 foi produzido no Estado, segundo dados preliminares da ABPA

Frango paranaense é vendido para países como China, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul e México

Biosseguridade, investimento em tecnologia e atuação política e tributária com a articulação do Sindiavipar – Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná – foram ações determinantes para garantir que a avicultura paranaense mantivesse em 2023 o ritmo produtivo dos anos anteriores. Dados preliminares da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apontam alta de 5,6% nas exportações brasileiras de carne de frango, sendo 41% desse volume produzido no Paraná.

Ao todo, o Brasil exportou 4,684 milhões de toneladas de frango – considerando todos os produtos, entre in natura e processados. O Paraná segue líder, com produção total de 1,923 milhão de toneladas de janeiro a novembro deste ano, volume 9,34% superior ao registrado no mesmo período de 2022.

Os principais compradores são a China, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul e México. De acordo com a ABPA, o acumulado nas exportações do frango brasileiro nos 11 primeiros meses de 2023 chegou a US$ 8,977 bilhões.

Em 2023, os casos de influenza aviária no mundo fizeram com que os produtores, granjas e indústrias paranaenses reiterassem ainda mais as já rigorosas regras sanitárias vigentes em todo o segmento. O alto nível de biosseguridade faz parte da rotina de manejo da avicultura comercial paranaense. Esse, inclusive, foi um dos desafios da nova gestão do (Sindiavipar). Em março, o empresário Roberto Kaefer foi eleito para comandar o sindicato para o triênio 2023-2026 e a saúde animal segue sendo um dos assuntos prioritários na pauta da entidade.

Outro assunto que esteve em pauta ao longo de todo o ano de 2023 foi a adoção de um modelo de desenvolvimento sustentável na avicultura, processo que exige a revisão cotidiana das estratégias de gestão para potencializar os resultados e, ao mesmo tempo, promover um ecossistema sustentável do ponto de vista ambiental, econômico e social.

Questões como o tratamento de resíduos e efluentes, eficiência energética,    logística reversa, carbono zero, entre outros temas, passaram a fazer parte do cotidiano de produtores, empresários, indústrias e trabalhadores do segmento.

O Sindiavipar, em parceria com as empresas, cooperativas e órgãos públicos, vem realizando ações para que toda a cadeia produtiva esteja engajada no desenvolvimento saudável do setor.

Dados consolidados de 2022 mostram que a produção paranaense atingiu a marca de 2.044.433.779 frangos, o que equivale a 35% da produção brasileira. Nesse mesmo período, a avicultura registrou o maior VBP (Valor Bruto da Produção) do Paraná, com R$ 45,25 bilhões, à frente inclusive da soja – que alcançou a marca de R$ 35,78 bilhões. A carne de frango produzida no Paraná é exportada para 141 países.

A avicultura gera 95,3 mil empregos diretos e cerca de 1,5 milhão de empregos indiretos no Paraná. São mais de 19 mil aviários e 8,4 mil propriedades rurais distribuídas em 312 municípios paranaenses. As indústrias associadas ao Sindiavipar são responsáveis por 94% da produção estadual.

Segundo o Relatório da ABPA, o Brasil ocupa o primeiro lugar no mercado global de carne de frango, sendo o principal exportador do produto. Em 2022, foi responsável pela produção de 14,38% da carne de frango consumida no mundo. As indústrias associadas ao Sindiavipar contribuem com mais de 40% das exportações brasileiras do produto.

Postagens
Relacionadas