CAMPINAS, Brasil – 27 de Maio de 2021 – Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o conceito de sustentabilidade e o definiu como “atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender às suas próprias necessidades”. Os três principais pilares da sustentabilidade são: econômico, ambiental e social (informalmente conhecidos como pessoas, planeta e lucros). Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como um “modelo para alcançar um melhor e mais sustentável futuro para todos”.

O Conselho Internacional de Avicultura (IPC) tem trabalhado com seus associados para identificar áreas onde a indústria avícola global possa juntar-se, unindo forças, e, como resultado, em 2019 adotaram 5 das 17 metas (ODS) que são mais relevantes para indústria avícola. 

Alinhando as prioridades dos ODS com o IPC 

Durante um webinar realizado em maio para clientes da Aviagen América Latina, Santiago Avendaño, diretor global de Genética da Aviagen, falou dessas cinco ODS prioritárias, que incluem:

  • Fome Zero (ODS 2). O frango é uma fonte de proteína nutritiva, barata e acessível. Produtores de aves ajudam a colocar #ComidaEmTodasAsMesas de todas as famílias ao redor do mundo e a promover uma produção sustentável.

  • Boa Saúde e Bem-estar (ODS 3). Altos padrões para a saúde, o bem-estar animal e a biossegurança ajudam a assegurar o suprimento desta saudável e sustentável proteína, reduzindo a fome e contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo.

  • Educação de Qualidade (ODS 4). Através da capacitação e compartilhamento de boas práticas de produção, a indústria avícola trabalha para fortalecer a capacidade de garantir a alta qualidade e sustentabilidade da produção.

  • Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9). A indústria avícola apoia a inovação e sustentabilidade da produção, enquanto protege a saúde e o bem-estar das aves.

  • Ações Climáticas (ODS 13). A indústria avícola trabalha em melhorias contínuas e eficientes para reduzir os gases de efeito estufa e outras emissões prejudiciais. 

Top 5 Compromissos Aviagen – Trabalhando em harmonia com o IPC 

Avendaño afirmou os 5 principais compromissos da Aviagen – que estão alinhados com o IPC e as cinco prioridades ODS da ONU e que estão em prática, através da abordagem do Programa de Sustentabilidade da Aviagen.

  • Saúde e Segurança Alimentar (Compromisso 1 da Aviagen). A Aviagen está comprometida em garantir um fornecimento protegido e seguro de aves saudáveis para auxiliar a alimentação da população global em crescimento. Para garantir este fornecimento, a empresa aplica várias estratégias, incluindo protocolos de biossegurança rigorosos, bases de produção em cinco continentes, compartimentação e muito mais.

  • Biodiversidade (Compromisso 2 da Aviagen). A Aviagen mantém um diverso portfólio de marcas e linhagens. Dessa forma, pode oferecer essa ampla base para vários mercados, adequados para a variação climática e ambientes de produção em todo o mundo. E podem estar prontos agora ou no futuro, conforme demandas de mercado.

  • Reprodução Equilibrada (Compromisso 3 da Aviagen). Simultaneamente melhorando a saúde, o bem-estar, o impacto ambiental, a qualidade e a performance das aves, uma fonte de produção sustentável.

  • Importância do Manejo do Lote e do “Manejista” (Compromisso 4 da Aviagen). A Aviagen trabalha proximamente com seus clientes, compartilhando as mais recentes recomendações de manejo, para ajudá-los a obter o melhor em suas aves.

  • Transparência, Comunicação e Engajamento (Compromisso 5 da Aviagen). A Aviagen regularmente compartilha informações, experiências e os últimos desenvolvimentos com a indústria avícola, organizações governamentais e todos os membros da cadeia avícola global.

Melhoramento genético sustentável

De acordo com Avendaño, para falar sobre o melhoramento genético sustentável é necessário distinguir entre o curto e longo prazos. O curto prazo sustentável é um fator chave na promoção do pilar econômico e afeta as empresas e a indústria em toda a cadeia de abastecimento. A sustentabilidade de curto prazo, por sua vez, permite que a sustentabilidade de longo prazo seja projetada e alcançada.

A FAO-OECD (2020) prevê que a produção global de proteínas deve aumentar em 40 milhões de toneladas até 2029, com a avicultura contribuindo com 50% desse aumento. Com cerca de 26% das emissões globais de CO2 sendo atingidas pela produção de alimentos, é essencial que este crescimento na produção de carne de frango seja alcançado de forma sustentável em nível global. A Aviagen tem uma séria responsabilidade como fornecedor de material genético global e, através do “Breeding Sustainability”, somos capazes de atingir ambas metas, de curto e longo prazos simultaneamente e de maneira contínua aumentando a produção em volume e qualidade, enquanto, ao mesmo tempo, promove aves saudáveis e com bem-estar e reduz o impacto ambiental na produção de proteínas.

Na Aviagen, o tema ‘Breeding Sustainability’ é a base do nosso negócio. Assumimos a responsabilidade em aumentar a produtividade das aves para fornecer alimentos a uma população mundial em crescimento, protegendo o planeta e melhorando a saúde e o bem-estar animal. Com uma abordagem de produção equilibrada, oferecemos aves com a melhor eficiência produtiva possível, ao mesmo tempo em que contribuímos para a sustentabilidade do planeta. A visão da Aviagen é continuar trabalhando com objetivos de seleção equilibrada, proporcionando à indústria e aos nossos clientes um potencial genético de alto rendimento para matrizes e frangos. Com um forte e sustentável investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, junto com a constante expansão de nosso portfólio de produtos, possibilitamos que nossos clientes se adaptem continuamente às necessidades do mercado”, concluiu Avendaño.

###

Sobre a Aviagen

Desde 1923, a Aviagen tem sido a empresa global preferida em genética avícola, com a missão de ajudar seus clientes – produtores mundiais de carne de frango – a fornecer uma proteína saudável e sustentável para suas comunidades em constante crescimento. Aplicando seus valores corporativos de “Breeding Sustainability”, a Aviagen implementa ferramentas que promovem a produção comercial de frangos com foco no meio ambiente e na responsabilidade social, além do benefício econômico dos produtores, ao mesmo tempo em que promove o rendimento, a saúde e o bem-estar das aves.

Para satisfazer as diversas demandas de mercado, a Aviagen oferece um completo portfólio de reprodutoras sob as marcas Arbor Acres®, Indian River® e Ross®. O Rowan Range® e o Specialty Males® têm como objetivo o crescimento mais lento e são indicados para nichos específicos de mercado. A sede da Aviagen fica em Huntsville, no estado americano do Alabama, e detém operações no Reino Unido, Europa, Turquia, América Latina, Índia, Austrália, Nova Zelândia, África e Estados Unidos, além de joint ventures na Ásia. A empresa tem aproximadamente 8.000 colaboradores e atende a clientes em 100 países.

Para mais informações, visite Aviagen.com ou siga a Aviagen no LinkedIn

Foto destaque: Santiago Avendaño, diretor global de Genética da Aviagen.
Foto: Aviagen