BOA NOITE ! Sindiavipar, 21 de agosto de 2018
05/07/2010
Maio registra recordes no abate de frango no Paran

Maio registra recordes no abate de frango no Paraná

Exportação acompanha bom ritmo registrado na produção do estado

A produção de frango no Paraná está em forte crescimento. É o que mostram os números de abate de aves no estado no mês de maio. Nesse mês, o abate de frango foi o maior dos últimos cinco anos comparando o mesmo período de anos anteriores no Paraná. Em 2010, a produção chegou ao patamar de 111.993.402 cabeças abatidas no mês de maio, chegando a um acumulado de 545.857.057 cabeças abatidas nos primeiros cinco meses do ano. Comparado ao mês de maio de 2009, em que foi registrado o abate de 103.131.400, o número de aves abatidas cresceu cerca de 8%.

De acordo com o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, o crescimento da produção está dentro do esperado nos cinco primeiros meses do ano. “Esse aumento está dentro da nossa posição de expectativas para 2010. Até agora o crescimento de produção ficou acima da média esperada e temos tudo para ampliar esses resultados”. Martins atribui os bons resultados a importância que os avicultores têm dado aos cuidados com a produção. “Nossos produtores estão com boas metas para ampliar a qualidade do trabalho na criação de frangos. Isso contribuiu para menor perdas e resultados melhores”, comenta.

As exportações da carne de frango paranaense seguem a mesma tendência da produção e mantiveram no mês de maio o mesmo patamar de volume exportação. Em maio, foram exportados 83.130.138 kg de carne de frango, contra os 80.548.297 kg exportados no mesmo período de 2009. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2010, o Paraná exportou 383.082.011 kg, que rendeu um faturamento de 625.385.915 dólares, contra 557.371.517 dólares de faturamento no mesmo período no ano passado.

Entre os produtos exportados, o que mais se destaca são os produtos congelados, que tiveram um desempenho melhor que o mesmo período do ano passado. Em maio desde ano, foram exportados 39.464.415 kg de carnes cortadas e congeladas, contra 35.345.482 kg de carne congelada exportadas em maio de 2009. “Os cortes tem um bom desempenho nas exportações pois atendem as especificidades dos clientes. Para muitos países vendemos apenas partes específicas congeladas, o que mostra a segmentação e a especialização das nossas empresas para atender os mercados externos”.

Para Martins, os números de exportação, tanto de volume quanto de faturamento, refletem o fortalecimento do estado como um dos líderes da exportação de frango no país. “Claro que hoje ainda temos uma grande possibilidade de crescimento para comercialização de nossos produtos com o mercado externo. Mas nossos resultados estão sendo satisfatórios, consolidando nossos clientes no exterior”, explica o presidente do Sindiavipar.

Avicultura paranaense em números

Exportação paranaense de frango de corte em maio

Volume (Kg) Faturamento (US$)
2007 77.247.130 108.781.842