BOM DIA ! Sindiavipar, 17 de janeiro de 2018
Release
01/10/2009
Setor avcola paranaense comemora o credenciamento do laboratrio Marcos Enrietti

Laboratório está apto a realizar exames e amostras animais e vegetais, emitindo laudos em nome do ministério

O setor avícola do Paraná comemora o credenciamento do Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti (CDME), em Curitiba. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, o credenciamento eleva o nível de segurança das análises realizadas no estado. “O credenciamento do laboratório Marcos Enrietti é uma reivindicação de toda a cadeia avícola do Paraná, dentro das especificações do programa Nacional de Sanidade Avícola. Com o credenciamento, haverá maior agilidade e segurança no diagnóstico laboratorial avícola para o segmento no Paraná”, disse.
O laboratório Marcos Enrietti teve as obras de ampliação inauguradas há dois anos e passou por um amplo processo de auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O objetivo era avaliar a capacidade do laboratório em fazer corretamente os testes, exames e análises de amostras animais e vegetais para emitir laudos em nome do ministério. 
Existem atualmente no Brasil uma rede com cerca de 800 laboratórios credenciados, associados ou de propriedade do ministério, aptos a realizar diferentes e específicos tipos de exames animal ou vegetal. Na opinião do presidente do Sindiavipar, com o credenciamento do laboratório Marcos Enrietti as análises no Paraná ficarão mais rápidas. “Hoje, os casos de suspeitas de enfermidades avícolas necessitam ser encaminhadas para Santa Catarina ou São Paulo”, revela Domingos Martins. Entre os itens auditados estão a infra-estrutura física e de equipamentos, documentação da qualidade, desde procedimentos administrativos até operacionais padrão.
Especificamente para a atividade avícola, o Centro de Diagnósticos Marcos Enmrietti solicitou, em dezembro de 2007, o credenciamento para as seguintes análises avícolas: salmonela, micoplasma, doença de Newcastle, influenza aviária e larigotraqueíde.

Atestado de qualidade

Reinaugurado em setembro de 2007, com uma ampla reforma física e de equipamentos, o centro de Diagnósticos Marcos Enrietti é considerado atualmente um dos mais modernos laboratórios de análise animal e vegetal do Brasil. O espaço capacita o estado a ser referência, não apenas em produção de frango de corte (o Paraná é o maior produtor avícola do Brasil), como também dá subsídios para um atestado de qualidade e sanidade de seus produtos.
O laboratório está instalado numa área de 5 mil metros quadrados, no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, com quem a Secretaria da Agricultura tem parceria desde o início das atividades, há 27 anos. Reformado e ampliado, o centro passa a ter 2,9 mil metros quadrados de área construída, num investimento de R$ 3,3 milhões, provenientes do Fundo de Equipamento Agropecuário (Feap) e mais R$ 400 mil, em equipamentos, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 




« Voltar
--- PATROCINADORES --- Sindiavipar associado a:
Av. Cndido de Abreu, 140 Salas 303/304 - Centro Cívico . Curitiba-PR - CEP: 80.530-901 | 41.3224.8737
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais