BOA TARDE ! Sindiavipar, 18 de outubro de 2018
23/05/2016
PR: Exportao avcola cresce 19% no 1 quadrimestre do ano

PR: Exportação avícola cresce 19% no 1° quadrimestre do ano

Produção acumulada em 2016 apresentou alta de 12% no estado em relação ao mesmo período do ano passado

Impulsionada pela taxa de câmbio e pelas constantes habilitações conquistadas pelas indústrias avícolas do Paraná, a exportação da carne de frango no estado apresentou alta de 19% no primeiro quadrimestre de 2016. Até abril, 523,49 mil toneladas da proteína foram embarcadas no estado frente a 439,91 mil exportadas no mesmo período de 2015. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Com isso, o Paraná lidera os embarques de frango do país, respondendo 35,74% das exportações totais do segmento. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, os números representam o alto controle sanitário do setor e aaptidãodo estado para a avicultura.

“A avicultura paranaense tem o melhor controle de sanidade do mundo. Não existe nada que tenha um controle sanitário mais relevante do que a avicultura do Paraná e do Brasil. Além disso, nosso estado temvocaçãopara a atividade, com tecnologia e mão de obra especializada. O que nospermite atender a  demanda de mais de 150 países exigentes”, afirma Martins.

A produção seguiu o ritmo acelerado dos embarques e cresceu 12,19% no estado, segundo dados do Sindiavipar. No primeiro quadrimestre do ano 588,65 milhões de cabeças de frango foram abatidas no Paraná ante 524,67 milhões no mesmo período em 2015. A produção acumulada até o abril é a maior desde 2003, quando a produtividade passou a ser registrada no estado.

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 43 abatedourose incubatórios. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor e exportador nacional, além de referência em sanidade avícola e responde por aproximadamente 35% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 150 países em todo o mundo. Mais informações: sindiavipar.com.br.

Centro de Comunicação

Camila Castro