BOM DIA ! Sindiavipar, 12 de dezembro de 2018
09/12/2014
PR: Exportaes de carne de frango crescem 11,6%

PR: Exportações de carne de frango crescem 11,6%

Além disso, produção registrou novo recorde no mês de outubro, com quase 143 milhões de aves abatidas

A avicultura do Paraná continua sua trajetória de franco crescimento. Considerando os dez primeiros meses deste ano, as exportações de carne de frango no estado apresentaram alta de 11,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado consolida a abertura de novos mercados conquistados recentemente pela indústria avícola brasileira, ampliando a liderança do Paraná como o maior estado produtor e exportador de carne de frango do País.

De acordo com os números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o volume exportado pelo Paraná atingiu 1,05 milhão de toneladas até outubro de 2014, contra 946,58 mil toneladas registradas no acumulado dos dez primeiros meses de 2013. O faturamento no período foi de US$ 1.941.030.843, crescendo 6,4% em relação aos US$ 1.823.485.934 atingidos até outubro do ano anterior.

Já os resultados de abate mostram que a produção avícola do estado não apenas segue o bom momento, como também atingiu novamente um patamar histórico. De acordo com os dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), em outubro de 2014 foram abatidas 142,88 milhões de aves, crescimento de 8,4% em relação a outubro de 2013, quando o valor foi de 131,75 milhões de aves.  O acumulado nesses dez primeiros meses soma 1,30 bilhão de aves abatidas, com um aumento de 6,6% ante ao ano passado, quando o número era de 1,22 bilhão de cabeças.

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 44 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor e exportador nacional, além de referência em sanidade avícola e responde por mais de 25% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 150 países em todo o mundo. Mais informações: sindiavipar.com.br.

Centro de Comunicação
Allan Oliveira