BOM DIA ! Sindiavipar, 20 de junho de 2018
17/01/2014
Uma revoluo avcola

Uma revolução avícola

A avicultura paranaense tem muitos motivos para comemorar 2013. O estado viu de perto a recuperação da força de sua indústria, que produz cada vez mais e melhor. Prova disso é que o Paraná, que desde 2000 é o maior produtor brasileiro de carne de frango, e já havia consolidado em 2012 a liderança em volume nas exportações, agora, neste ano, conquistou também o primeiro lugar em faturamento.

Alcançamos ainda um novo patamar histórico para o estado: mais de 131 milhões de cabeças abatidas durante o mês de outubro. Resultados grandiosos que foram celebrados em um ano que despontou com previsões pequenas, mas vencidas com a receita que gostamos de repetir todos os dias: muito trabalho.

Especificamente no caso do Paraná, existe ainda outra característica que me deixa bastante contente: a distribuição de renda no interior do estado. Por aqui, a avicultura está melhorando a realidade de muitas famílias. Isso por dois motivos: primeiro, porque a criação de frango praticamente dobrou no Paraná nos últimos dez anos.

De acordo com dados nossos do Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), a criação de frango saltou de 810 milhões de cabeças abatidas em 2003 para 1,4 bilhão de cabeças atualmente. Ao mesmo tempo, na última década, as exportações aumentaram mais de 100% e passaram de 550 mil toneladas para 1,12 milhão de toneladas. Segundo, porque a atividade avícola paranaense baseia-se em pequenas propriedades, o que movimenta o dinheiro por toda a cadeia, ao invés de concentrar nas mãos de poucos.

Atualmente, a avicultura emprega 660 mil pessoas, entre 60 mil empregos diretos e outros 600 mil indiretos, o que representa cerca de 6% da população do Paraná. Números que impressionam e aquecem a economia das nossas cidades. Hoje as 43 indústrias avícolas paranaenses estão localizadas em 29 municípios do total de 399 no estado. Dos 32 municípios que apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – indicador das Organizações das Nações Unidas (ONU) que considera os critérios de saúde, educação e renda – superior à média estadual, quinze têm avicultura forte e figuram entre os maiores plantéis do Paraná.

De modo geral, todas essas conquistas refletem o bom momento produtivo da avicultura brasileira: sem sombra de dúvidas o Brasil produz hoje a melhor carne de frango do mundo.  A nossa indústria, altamente tecnificada e moderna, diferencia-se por uma grande capacidade competitiva, que faz com que não haja como cercarem a expansão nacional. Temos um ambiente maravilhoso dentro do conceito moderno de se produzir frango com todos os critérios de abate humanitário e por isso conseguimos atender aos mercados mais exigentes.

Em um momento que se discute a tão importante necessidade de aumentar a produção de alimentos para um mundo que não para de crescer – seremos 9,6 bilhões de pessoas até 2050, segundo a ONU – em paralelo com a redução dos impactos ambientais, o setor avícola brasileiro tem sido uma referência global.

Ao considerarmos que foi a partir da Revolução Industrial que novas tecnologias permitiram que se produzissem mais alimentos por hectare, podemos chamar o momento que vivemos de uma Revolução Avícola nacional. Nenhum outro país produz tanto, tão bem e de forma tão sustentável quanto nós. Por isso a importância no fato do Paraná ser o maior estado produtor e exportador de uma nação que é exemplo mundial. Além de também ser um motivo de orgulho para todos nós, brasileiros e paranaenses.

Domingos Martins é presidente do Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) e proprietário da Frangos a Gosto.

Fonte: Centro de Comunicação

atendimento3@centrodecomunicacao.com.br