BOA TARDE ! Sindiavipar, 18 de outubro de 2018
24/04/2013
Avicultura paranaense fatura 17% a mais com exportaes...

Avicultura paranaense fatura 17% a mais com exportações em março

Já preço médio da tonelada aumentou 14% no mercado internacional devido a mix de produtos

As exportações das indústrias de frango de corte do Paraná alcançaram em março o faturamento de US$ 188,96 milhões no mês de março, um aumento de 17,57% em comparação a fevereiro, quando o setor faturou US$ 160,72 milhões. No acumulado dos três primeiros meses do ano o segmento avícola também registrou saldo positivo na receita com as exportações. No primeiro trimestre de 2012 as divisas somaram US$ 470,03 milhões, enquanto de janeiro a março deste ano o faturamento chegou a US$ 499,42 milhões. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, o aumento na receita se deve a comercialização do mix de produtos de maior valor agregado, como cortes específicos. “É uma variação natural do mercado, é o tipo de produto que define o faturamento. O preço médio está melhor no mercado internacional, o que ajuda a indústria a trabalhar como uma folga”, comenta.

Com relação à quantidade exportada também houve crescimento. Em fevereiro deste ano foram embarcadas 81,27 mil toneladas de carne de frango, já no mês de março o número aumentou para 92,51 mil toneladas, um acréscimo de 13,82%. Apesar do aumento registrado no último mês, no acumulado do ano as exportações ficaram abaixo dos números do primeiro trimestre de 2012 quando foram exportadas 261,91 mil toneladas, 2,79% a mais do que foi embarcado até março deste ano, quando foram exportadas 254,58 mil toneladas.

O preço da tonelada da carne de frango teve valorização de 13,69% em 2013. Em março deste ano, o preço médico da tonelada ficou em US$ 2.042,61, enquanto no mesmo período do ano passado a tonelada era comercializada por US$ 1.796 44.

Abate

Segundo o Sindiavipar, o setor avícola paranaense também abateu mais no mês de março. Foram 116,34 milhões de cabeças, aumento de 3,93% em comparação com o fevereiro quando foram abatidas 111,94 milhões de cabeças.

-------------------------------

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 43 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor nacional, referência em sanidade avícola e responde por mais de 25% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 130 países em todo o mundo. Mais informações: www.sindiavipar.com.br.

------------------

CNC Comunicação