BOA NOITE ! Sindiavipar, 21 de agosto de 2018
21/03/2013
Avicultura paranaense retoma patamares do incio de 2012

Avicultura paranaense retoma patamares do início de 2012

Números do primeiro bimestre do ano se igualam aos registrados antes da crise

Dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) mostram que a avicultura paranaense continua seguindo a tendência de recuperação do setor. No acumulado do primeiro bimestre, o faturamento alcançou US$ 310,45 milhões, um crescimento de 3,8% na comparação ao mesmo período do ano passado, quando ficou em R$ 298,01 milhões. Entre janeiro e fevereiro de 2013, o valor médio da tonelada de frango exportado também teve valorização, passando de US$ 1.853,00 para US$ 1.977,00 a tonelada.

Só em fevereiro, as exportações paranaenses resultaram em US$ 160,72 milhões de dólares, contra US$ 149,73 milhões em janeiro, aumento de 7,33%. “Foi um bom mês se considerarmos que fevereiro tem menos dias e ainda tem um feriado longo”, comenta o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins.

As exportações também cresceram no mês passado. O estado exportou 81,27 mil toneladas de frango, 0,59% a mais do em janeiro quando foram embarcadas 80,79 mil toneladas. No acumulado do ano foram 162,07 mil toneladas, o que representa 27,8% do total exportado pelo país.

No abate também foi registrado crescimento na comparação entre o primeiro bimestre de 2012 com o de 2013. Enquanto este ano, o Paraná já abateu 236,30 milhões de cabeças, no ano passado foram abatidas 234.84 milhões de unidades, aumento de 0,62%.

------------------

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 43 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor nacional, referência em sanidade avícola e responde por mais de 25% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 130 países em todo o mundo. Mais informações: www.sindiavipar.com.br.

CNC Comunicação

Karina Kanashiro | Cecilia Gibson