BOM DIA ! Sindiavipar, 16 de janeiro de 2018
Release
27/08/2012
2 Workshop Sindiavipar bate recorde de pblico em Foz do Iguau

2° Workshop Sindiavipar bate recorde de público em Foz do Iguaçu

 Encontro reuniu 150 profissionais do setor avícola para debater aspectos técnicos relacionados à avicultura de corte

 

O 2° Workshop Sindiavipar, realizado no último dia 24 de agosto, em Foz do Iguaçu, bateu recorde de participação nesta edição, contando com a expressiva participação de quase 150 profissionais das áreas técnicas das indústrias paranaenses. O evento, que debate aspectos relacionados à avicultura de corte, é uma realização do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).

 

“O objetivo é proporcionar aos profissionais a oportunidade de atualizar e ampliar seus conhecimentos, para que tenham maior capacidade de lidar com diferentes aspectos técnico-científicos na sua rotina de trabalho, além de possibilitar a troca de experiências”, comenta o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, lembrando que a escolha dos temas teve como ponto de partida uma pesquisa junto aos associados da entidade.

 

Programação

 

A primeira palestra do dia, com o diretor de produção da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e pós-doutor pela Universidade de Arkansas nos Estados Unidos, Ariel Mendes, tratou da necessidade da adoção do sistema de compartimentação para a avicultura brasileira. Na sequência o doutor em Medicina Veterinária Preventiva Fernando Buchala abordou aspectos da doença laringotraqueíte, enquanto o pós-doutor em Microbiologia Veterinária Alberto Back falou sobre a salmonela.

 

No período da tarde a doutora em Zootecnia Heloisa Mello explanou os benefícios do bem-estar durante o período de incubação para a plena expressão do potencial genético. Já a nutrição durante a primeira semana de vida e seus impactos na fase adulta foi tema da palestra do PhD em Nutrição Mário Penz. Por fim, o especialista em Ciências Aviárias José Luiz Januário tratou de aspectos práticos da ambiência em aviários.

 

“Os palestrantes elogiaram o conteúdo e o número de participantes, indicando o grande interesse das empresas ao liberar os técnicos para o evento”, comenta Icaro Fiechter, diretor executivo do Sindiavipar. 

 

O evento contou também com uma apresentação do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Kroetz, que atualizou os participantes a respeito da metodologia de trabalho, a estrutura disponível e as prioridades da autarquia no segmento avícola, buscando ampliar o alinhamento entre as ações de sanidade realizadas nas esferas pública e privada.

 

“Este é de fato o mais completo evento técnico-científico da avicultura no Paraná, com a presença de palestrantes nacionais de alto nível. Tanto que a Adapar está presente com uma equipe de 12 pessoas. Eu mesmo fiz questão de vir no dia anterior para conseguir acompanhar a programação completa”, afirmou Kroetz. A Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) também levou uma equipe de 23 profissionais ao evento.

 

Em paralelo ao workshop foi realizada ainda uma reunião da Câmara de Mercado Interno da Ubabef, presidida por Martins, que contou com a participação de empresários do setor para discutir questões conjunturais.

 

Homenagens

 

O Sindiavipar aproveitou a ocasião para homenagear o médico veterinário Itamar Ferrari pelo trabalho desenvolvido no Comitê Estadual de Sanidade Avícola do Paraná (Coesa-PR), que coordenou até o começo de março. A Copacol também foi homenageada pela liberação de seu funcionário para as atividades. “São iniciativas como essa que garantem o crescimento e a consolidação na avicultura paranaense”, avalia o presidente do Sindiavipar.

 

Instituído em 1993, com o objetivo de propor medidas e ações direcionadas à proteção e aprimoramento das práticas de defesa da sanidade avícola e assegurar que todas elas sejam tomadas dentro do maior rigor científico, o Coesa-PR discute e posiciona-se sobre os assuntos da política sanitária estadual.

 

--------------------

 

Sobre o Sindiavipar

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 42 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor nacional, líder em sanidade avícola e responde por quase 30% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 130 países em todo o mundo. Mais informações: www.sindiavipar.com.br.

 

Informações para a imprensa

CNC Comunicação

Bruna Robassa

contato@cnccomunicacao.com.br

Tel.: (41) 3018.8062 | 9972.1904 




« Voltar
--- PATROCINADORES --- Sindiavipar associado a:
Av. Cndido de Abreu, 140 Salas 303/304 - Centro Cívico . Curitiba-PR - CEP: 80.530-901 | 41.3224.8737
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais