BOA NOITE ! Sindiavipar, 22 de junho de 2018
30/07/2012
Doena respiratria que afeta aves tema de palestra...

Doença respiratória que afeta aves é tema de palestra no II Workshop Sindiavipar

Veterinário Fernando Gomes Buchala é convidado da 2ª edição do evento técnico do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná para abordar o tema

O diretor do escritório de Defesa Agropecuária de São José do Rio Preto, Fernando Gomes Buchala, é convidado do II Workshop Sindiavipar para ministrar palestra sobre a Laringotraqueíte Infecciosa Aviária (LTI), uma doença respiratória que afeta o setor avícola. Nos últimos dez anos, o setor de postura de ovos comerciais do Estado de São Paulo registrou dois casos distintos envolvendo a ocorrência de LTI. O objetivo da palestra é relatar as ações da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, com a parceria do setor produtivo, que viabilizou o diagnóstico e impulsionou a Defesa Sanitária Animal para evitar a difusão do agente para outras áreas do estado e do país, além de controlar a doença nas áreas de ocorrência.

O palestrante Fernando Gomes Buchala é médico-veterinário formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), além de mestre e doutor em Medicina Veterinária Preventiva pela Unesp de Jaboticabal. Além de ser diretor do Escritório de Defesa Agropecuária de São José do Rio Preto, Buchala é também assessor técnico do Programa Estadual de Sanidade Avícola, presidente da Comissão Técnica de Avicultura da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA-SP), além de membro do Comitê Estadual de Sanidade Avícola e delegado do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo.

A realização da 2ª edição do Workshop Sindiavipar, que tem como tema “Avicultura de corte do Paraná para o mundo”, é motivada pelo crescimento do setor avícola no estado, que atualmente é o maior produtor e exportador de carne de frango do país. O evento tem o objetivo de promover a capacitação, fortalecimento e atualização das indústrias avícolas. As atividades propostas aos profissionais de avicultura envolvem a sanidade, bem-estar e nutrição animal. “Essas são áreas de suma importância para que o estado mantenha o pioneirismo e seja impulsionado a um crescimento ainda mais significativo” afirma Domingos Martins, presidente do Sindiavipar.

Além de Fernando Gomes Buchala, o II Workshop Sindiavipar contará com a participação de Ariel Mendes, diretor da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), que abordará o Programa de Compartimentação da Avicultura Brasileira, Alberto Back, consultor internacional nas áreas de sanidade e produção de aves, que trará a situação atual e o controle da salmonela, além de José Luiz Januário, médico veterinário e assistente técnico da Cobb, que abordará o manejo da ambiência em aviários. Também estarão presentes o palestrante Mario Penz, diretor mundial para contas estratégicas da Empresa Cargill Animal Nutrition, que vai tratar a nutrição animal, e também Elisabeth Gonzales, da faculdade de medicina veterinária e zootecnia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, que dará palestra sobre bem-estar animal no processo de incubação.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Kroetz, também fará uma apresentação durante o II Workshop Sindiavipar.

Inscrições

O II Workshop Sindiavipar será realizado em Foz do Iguaçu, no MabuThermas e Resort, na sexta-feira, 24 de agosto de 2012, a partir das 8 horas da manhã. Depois das palestras haverá um coquetel de encerramento a partir das 18h. No evento haverá sorteios de brindes e bolsas de estudo. Para quem realizar a inscrição até 31 de julho, o valor é de R$ 100. Posteriormente, de 1 a 15 de agosto custa R$ 150. As inscrições podem ser feitas pelo site do sindicato: www.sindiavipar.com.br.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 3224-8737 ou pelo e-mail sindiavipar@sindiavipar.com.br

_________

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 42 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor nacional, líder em sanidade avícola e responde por mais de 25% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 130 países em todo o mundo. Mais informações: www.sindiavipar.com.br

Serviço:

II Workshop Sindiavipar

Data: 24 de agosto (sexta-feira)

Local: MabuThermas e Resort

Foz do Iguaçu - Paraná

Valor: R$ 100 até 31/7

Informações: (41) 3224-8737 ou sindiavipar@sindiavipar.com.br.