BOA NOITE ! Sindiavipar, 21 de agosto de 2018
12/05/2009
Instrumento para a regionalizao

Instrumento para a regionalização

Dentro das estratégias do Paraná para melhorar sua avaliação junto ao Plano Nacional de Sanidade Avícola foi criado o Fundo Privado de Sanidade (para indenização em casos de necessidade de sacrifício sanitário). Em 2007, a iniciativa privada do estado estruturou o Fundo de Assistência Sanitária para a Avicultura do Estado do Paraná (FUNASAVI-PR). A regulamentação do fundo tem o objetivo de fortalecer o compromisso e a contribuição da iniciativa privada para criar mecanismos de mais segurança à cadeia do estado, com os recursos financeiros arrecadados destinados a ações emergenciais de indenização aos produtores de aves do Paraná, diante da necessidade de sacrificar lotes comprometidos com doenças que demandem erradicação.
O presidente Sindiavipar, Domingos Martins, destaca a importância de todas as empresas que formam a cadeia avícola do Paraná a participar do FUNASAVI-PR, com a contribuição financeira mensal para indenizações em casos emergenciais. “O mercado externo comprador exige a existência do fundo privado. Ao criarmos o FUNASAVI, o Paraná saiu na frente de vários outros estados brasileiros, adequando-se mais rapidamente a essa norma internacional”, afirma Domingos Martins.
Ele salienta também que a participação massiva de toda a cadeia avícola do Paraná junto ao fundo demonstra responsabilidade, coesão e unificação dos interesses de todas as indústrias no projeto para que o Paraná seja exemplo da atividade no Brasil. “O Fundo cobre toda a avicultura paranaense, por isso é extremamente importante a união de toda a cadeia do estado contribuindo com o FUNASAVI-PR”, afirma Domingos
Martins.