BOA NOITE ! Sindiavipar, 21 de agosto de 2018
13/04/2011
Setor avcola reivindica energia mais barata no Paran

Setor avícola reivindica energia mais barata no Paraná

Governador Beto Richa garantiu apoio às agroindústrias e prometeu discutir questão com Copel

Representantes do setor avícola estiveram reunidos nesta segunda-feira (11) com o governador do Paraná, Beto Richa, para apresentar propostas para a melhoria dos gargalos encontrados pela cadeia produtiva. Uma das reivindicações é que a Copel volte a fornecer energia para as indústrias avícolas paranaenses a um preço reduzido no horário das 18h às 21h.

“A energia no horário de pico é 11 vezes mais cara do que no horário normal. Quisemos mostrar ao governador que a avicultura é uma atividade diferenciada, já que lida com animais vivos e, portanto, necessita trabalhar 24 horas por dia. Não podemos deixar de resfriar e congelar nossa produção, assim como as incubadoras não podem ficar sem energia, pois os embriões morreriam”, justifica o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins.

Segundo Martins, a ausência de uma tarifa com preço acessível no horário noturno tem feito com que muitas indústrias precisem recorrer a geradores a diesel e impedido que possam aumentar sua produção. “A energia é hoje o segundo maior custo das indústrias do setor”, diz.

Outra solicitação foi a contratação de mais cinco auxiliares de laboratório para o Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti (CDME), credenciado desde 2009 para análises laboratoriais em patógenos relacionados à avicultura nacional. “A falta de mão de obra gerou um déficit operacional que impede a realização de exames importantes para o setor, dificultando, por exemplo, a exportação e importação de material genético, um dos alicerces do desenvolvimento da cadeia produtiva”, avalia o presidente da União Brasileira da Avicultura (Ubabef), Francisco Turra.

Richa garantiu apoio ao setor avícola paranaense e ficou de analisar tecnicamente as questões. “Temos colocado com muita clareza que o setor produtivo tem um amigo: o Governo do Estado. Queremos garantir oportunidades para os produtores que aqui investem”, disse o governador. “Boa vontade não vai faltar para atender o setor, que gera muitos empregos, e muitas riquezas para o Paraná. Não vamos medir esforços e contribuir para a consolidação e expansão do mercado de frango”, completou.

Paraná é líder em produção e exportação de frango de corte no país

Durante o encontro, o presidente da Ubabef e o presidente do Sindiavipar apresentaram os números da avicultura no Estado e convidaram o governador para o 22º Congresso Brasileiro de Avicultura, que será realizado em outubro. A audiência faz parte de um cronograma de reuniões que a Ubabef está promovendo junto aos governos dos estados produtores.

O Paraná é hoje o maior produtor de carne de frango do país. Em 2010, foram abatidas mais de 1,3 bilhão de cabeças de frango, o que corresponde a quase 3 milhões de toneladas de carne para consumo no mercado interno e externo. Nas exportações, foram embarcadas 1 milhão de toneladas para mais de 120 países em todo o mundo. Isso trouxe um faturamento de US$ 1,69 bilhão para o estado.

“Atualmente, a carne de frango é o 2º produto mais exportado pelo Porto de Paranaguá, ficando atrás apenas da soja. Além disso, as indústrias avícolas geram mais de 50 mil empregos diretos e cerca de 500 mil empregos indiretos em todo o Paraná”, ressalta Martins.

Participaram também da reunião o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o deputado federal Alfredo Kaefer e o deputado estadual Douglas Fabrício. Estiveram presentes ainda representantes das cooperativas agroindustriais Copagril, Copacol e Coamo e das empresas Unifrango, Jaguafrango, Frango Sabor Caipira, Tyson do Brasil e Frangos Pioneiro.

________

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 41 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor nacional, líder em sanidade avícola e responde por mais de 25% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 120 países em todo o mundo. Mais informações: www.sindiavipar.com.br.